O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) comemorou seu aniversário de 45 anos nesta terça-feira (5) com um balanço positivo dos serviços de saúde prestados à população baiana.
No último ano, o hospital, que é a maior unidade de saúde pública do Norte/ Nordeste, inaugurado no dia 5 de março de 1979, alcançou marcos significativos. O número de exames laboratoriais aumentou em mais de 13%, ultrapassando a marca de 1,5 milhão.
Os procedimentos realizados no Centro de Hemorragia Digestiva (CHD) cresceram em 24% em comparação com 2022. Além disso, o atendimento na emergência adulto registrou um aumento notável, alcançando mais de 40%.
Destaque também para o crescimento impressionante do Hospital do Homem, uma unidade integrada ao HGRS, que cresceu 90%, especialmente com a inauguração de sua segunda etapa em junho de 2023.
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que estava presente na comemoração, esses números refletem o compromisso e a dedicação contínua da equipe em fornecer cuidados de saúde de alta qualidade à comunidade. “Um grande hospital não se faz apenas com um prédio e equipamentos. Aqui temos uma equipe muito dedicada e com grande conhecimento, por isso conseguimos alcançar resultados expressivos”, afirma.
E a unidade tem buscado inovação tecnológica e implantado novos serviços para atender aos 417 municípios do estado, a exemplo do serviço de Oncohematologia, inaugurado no ano passado e que já atendeu mais de 350 pacientes, “destravando” a fila de regulação para o tratamento das doenças oncológicas do sangue.
A diretora geral, Lucrécia Savernini, ainda ressalta que a unidade também é referência em transplante renal, em cirurgia bucomaxilo, em neurocirurgia, cardiovascular, além de abrigar uma maternidade de alto risco, dentre outros serviços especializados.
Ela também acrescenta a vocação para pesquisa e ensino do hospital, que acabou de receber mais de 140 profissionais de saúde que passaram a integrar um dos seus programas de residência tanto em medicina quanto em multiprofissional.
Novo tomógrafo
O HGRS ganho neste aniversário um novo tomógrafo, um investimento de R$ 2 milhões. O novo equipamento é de 128 cortes, viabilizando exames mais rápidos e com mais qualidade nas imagens adquiridas.Além disso, o equipamento amplia a capacidade do HGRS no que tange a exames mais complexos, a exemplo das angiotomografias.
Agora o HGRS dispõe dos dois equipamentos mais modernos do norte nordeste, sendo um equipamento de 256 cortes e outro de 128 cortes
Comemoração
Para marcar a data, uma programação extensa, começando com um culto ecumênico, apresentação da banda de música da PM e oficina de música do HGRS, aconteceu na unidade. Também para celebrar o aniversário, um violinista percorreu as enfermarias com vistas a incluir os pacientes em suas comemorações, levando um pouco de música para eles.