Com 10 meses de funcionamento, Hospital Municipal de Salvador atendeu 100 mil pacientes. De acordo com dados divulgados pela prefeitura, 10% das admissões foram de pacientes provenientes de municípios do interior e outros estados.
“Em menos de um ano, o Hospital Municipal contribuiu notoriamente para redução do tempo de espera na fila da regulação, consolidando a unidade como mais uma referência do SUS na Bahia. Para isso, tem reforçado o fluxo assistencial da rede hospitalar não apenas para os munícipes da capital, como também tem se tornado referência para pacientes dos municípios do interior, sobretudo da Região Metropolitana. A ampliação da oferta de serviços, desde os ambulatoriais aos cirúrgicos, tem extrema importância para nossa rede de saúde”, afirmou o secretário municipal de saúde, Luiz Galvão.
Um balanço feito pela secretaria aponta que o setor de emergência foi o responsável por pouco mais da metade das ocorrências assistidas pela unidade hospitalar, superando 50 mil admissões. Além disso, mais de seis mil pacientes permaneceram internados no hospital. A partir da aplicação econômica, foi possível alcançar a antecipação em um ano da implantação da capacidade total de acolhimento da unidade de saúde.
Já a unidade cirúrgica do HMS ultrapassou a marca de 2,5 mil procedimentos. No local, são feitas cirurgias de urgências e também eletivas. Ao longo desse período, 62 mil exames de imagem foram realizados e 250 mil laboratoriais.
Além disso, a prefeitura analisa o projeto de ampliação do HMS, a fim de implantar mais 90 leitos. Atualmente, o hospital possui 210.