Existem vários modelos memoráveis na história da Honda: um deles é o Motocompo, um espécie de scooter dobrável, que podia ser transportado dentro do porta-malas de um carro. Era um veículo prático e barato para locomoção de curta distância, produzido entre 1981 e 1983. Agora, quatro décadas depois, a empresa recriou essa moto, só que com propulsão elétrica.
Equipada com um motor elétrico capaz de desenvolver 0,6cv de potência e 1,6kgfm de torque, a nova Honda Motocompo alcança 24km/h. Já a bateria proporciona uma autonomia de até 19km, sendo que uma recarga em tomada de 110V leva apenas três horas e meia. Entre os equipamentos, há farol, lanterna traseira e demais luzes de sinalização, além de painel digital com velocímetro e medidor de carga.
Além do mais, quando está fora de uso, a moto elétrica pode se transformar em uma mala, com 74cm de comprimento, 53,5cm de altura e 9cm de largura. O peso é que é elevado, devido à bateria: são 18,5kg. Ainda assim, esse valor não chega a inviabilizar a proposta, que é a de levar o veículo em transportes coletivos ou no bagageiro de um carro.
A ideia da Honda é utilizar a moto elétrica para complementar alguns tipos de deslocamentos urbanos: como de um estacionamento distante até o trabalho, ou dentro de campi universitários, por exemplo. Além do próprio veículo, o fabricante desenvolverá uma linha específica de acessórios, incluindo capacete e mochila.
Nova moto elétrica da Honda tem preço competitivo
De acordo com o fabricante, o preço da nova moto elétrica, nos Estados Unidos, será de US$995, valor que equivale a aproximadamente R$4.800. As vendas começam a partir do próximo mês de novembro, na internet e nas concessionárias Honda e Acura.