O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pousou em Salvador, capital da Bahia, por volta das 9h deste domingo (2) para participar da cerimônia de obliteração de selos comemorativos do bicentenário de Independência do Brasil na Bahia.
“Dom Pedro gritou independência ou morte, mas quem lutou e morreu foi o povo baiano para conseguir a independência”, disse Lula.
O presidente participa do tradicional desfile ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), e da sua esposa, a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja. Durante o trajeto, populares fizeram coro de apoio ao presidente e comemoraram a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Inelegível”, gritaram, durante diversos trechos do trajeto. Em outro trecho do trajeto, o presidente também disse que o País “recuperou a alegria”.
Nossa população baiana comemora a independência em julho porque a data marca o fim do conflito com colonos portugueses na região, que resistiam ao término do controle português sobre a ex-colônia.
Assista:
Em seu perfil no Twitter, o presidente disse que esta é uma data para “lembrarmos da luta do nosso povo por sua liberdade e soberania, e nos inspira na busca por mais direitos e dignidade”.
O petista desembarcou na base aérea da cidade, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Lula participa da caminhada do 2 de Julho ao lado do governador Jerônimo Rodrigues. Ao meio-dia, tem marcada em sua agenda oficial ida para Ilhéus, também na Bahia, com chegada prevista às 12h30.