sexta-feira 7 de fevereiro de 2025
Home / DESTAQUE / Historiador avalia que eleitores de Bolsonaro não o conhece de fato

Historiador avalia que eleitores de Bolsonaro não o conhece de fato

terça-feira 9 de outubro de 2018 às 06:03h

Para o historiador político Carlos Zacarias, o principal desafio de Fernando Haddad (PT) para o segundo turno será atrair os votos dos eleitores que se abstiveram no primeiro (29,9 milhões) e também de parte dos que votaram em Jair Bolsonaro (PSL). Segundo o especialista, boa parte das pessoas desconhecem o capitão reformado.

“A estratégia é tanto atrair os que se abstiveram e também atrair os eleitores de Bolsonaro. Para o PT isso é mais fácil do que o contrário. Há uma parcela dos eleitores de Bolsonaro que não conhecem Bolsonaro, e votaram apenas por conta da expectativa de haver um país com armas, mais prisões… Foi o que se chama de efeito manada. E também o anti-petismo reforçado pela delação de Palocci”, avaliou.

Além disso, Zacarias acredita que o aceno do PT ao centro será importante, o que já vem ocorrendo. “As pesquisas já indicam que uma parte dos eleitores de Alckmin migram para Haddad. O PT vai se articular e buscar conversar com FHC e Jereissati. Mas não acho que o PSDB venha em bloco, vai se dividir. Não é verdade que haja polarização de extremos. O PT não é extrema-esquerda, o PT nunca governou sem o centro. E pagou um preço alto por esses acordos todos. Por outro lado, vai ser difícil ele se manter como anti-político, já que muitos partidos vão apoiá-lo”, pontua.

Ainda de acordo com o historiador, a maior surpresa no primeiro turno foi o encolhimento de Marina Silva (Rede), que teve apenas 1% dos votos. “O que me parece é que houve um voto útil a Bolsonaro, principalmente”, diz.

Bahia 

Zacarias afirma ainda que a surpresa para a Bahia foi a vitória de Angelo Coronel (PSD) para o Senado. “É uma demonstração de que a dobradinha feita por Rui Costa deu certo. E que muitos eleitores do PT resolveram votar nele para que Irmão Lázaro não fosse eleito. São claramente votos úteis”, acrescenta.

Veja também

Câmara de Salvador instala as 13 comissões permanentes

Essenciais para o funcionamento da Casa, a Câmara Municipal de Salvador instalou, na manhã desta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!