A tradicional festa da Lavagem do Senhor do Bonfim celebra em 2023 os 100 anos do Hino ao Senhor do Bonfim. Mas você sabia que o hino Glória a Ti não é o oficial da festa?
Apesar de ter se popularizado e embalar os fiéis durante a caminhada entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e a Colina Sagrada, no Bonfim, a canção Glória a Ti é considerada o hino cívico. O oficial e religioso é a canção composta por Pethion de Vilar, diz Laís Maia e Camila Salles, da TV Bahia.
Os dois hinos foram escritos no mesmo ano, em 1923. Na época, o poeta Arthur de Salles recebeu o pedido do secretário da fazenda de Salvador para escrever uma canção em comemoração ao centenário da Independência da Bahia, fazendo ligação com o Senhor do Bonfim e a colina sagrada.
A canção se popularizou ainda mais nas vozes de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Os Mutantes em 1968, quando regravaram o hino no disco “Tropicália ou Panis et Circensis”.
Enquanto Salles escrevia a música, a Basílica do Bonfim encomendou com o poeta Pethion de Vilar outra versão, que seria a oficial, mas que acabou não se popularizando muito. Até os dias de hoje, essa canção se restringe às missas e novenas da Basílica.