O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) manifestou apoio aos defensores públicos do estado da Bahia que atuaram na fiscalização do concurso da Polícia Militar (PM-BA). O gesto do parlamentar ocorreu após o governador Rui Costa (PT) ter exposto os nomes dos defensores a candidatos que participaram do concurso público para a corporação militar. A Defensoria ingressou com ações indicando possíveis irregularidades no certame, que acabou por ser suspenso pela Justiça.
De acordo com o deputado, o governador, ao expor os nomes dos defensores e defensoras que ingressaram com as ações que culminaram na suspensão do concurso, incentivou os candidatos a procurarem o e-mail e telefone da Defensoria Pública para tratar sobre o assunto.
Hilton afirma que a exposição colocou os profissionais em risco. “Defendemos a autonomia da Defensoria Pública do Estado, algo assegurado pela Constituição Federal”, disse o legislador.
“É uma instituição fundamental para o acesso à Justiça e à garantia dos direitos fundamentais. Tem sido uma das instituições mais destacadas na luta pelos direitos humanos na Bahia”, destacou.