segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Assessoria
Home / POLÍTICA / Hilton Coelho quer homenagear na Assembleia Legislativa o biólogo Atila Lamarino
quarta-feira 24 de junho de 2020 às 17:08h

Hilton Coelho quer homenagear na Assembleia Legislativa o biólogo Atila Lamarino

POLÍTICA


O deputado Hilton Coelho (Psol) apresentou projeto de resolução, na Assembleia Legislativa, sugerindo a concessão do Título de Cidadão Baiano ao biólogo Atila Lamarino. “Esta pandemia não poderia ter acometido a humanidade em pior momento. Com o avanço de setores ultraconservadores em diversos países e da ascensão de fanatismo religioso, e aqui no Brasil um presidente que aposta na desinformação. Atila Lamarino presta um serviço à Bahia e ao Brasil não se calando e alertando do perigo de vermos milhões de mortes se nenhuma atitude séria fosse tomada. É uma voz ouvida, respeitada e que mais auxiliou inúmeros governadores e prefeitos a elaborarem políticas públicas efetivas no combate à pandemia”, justifica o parlamentar.

Atila Lamarino nasceu em 1984 e ingressou no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) em 2002, graduando-se em ciências biológicas no ano de 2006. Na mesma universidade, concluiu o doutorado em 2012, além de cursos de pós-doutorado em Genética Molecular e de Micro-organismos, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Também realizou pós-doutorado na Universidade Yale, Estados Unidos.

Além de biólogo e pesquisador, Atila Lamarino é comunicador na internet, tendo se notabilizado pelo seu trabalho de divulgação científica no Youtube e Twitter, com milhões de seguidores acompanhando suas lives e publicações.

Em 30 de março de 2020, foi o convidado do tradicional Roda Viva, da TV Cultura, levando a audiência para índices considerados altíssimos para o programa. “Ficou demonstrado, assim, o reconhecimento que os brasileiros têm de seu trabalho, desde suas primeiras aparições na internet alertando sobre o risco de milhões de mortes no Brasil, acaso nenhuma política séria de enfretamento à Covid-19 fosse adotada”, destaca o legislador.

“Os ensinamentos de Atila Lamarino e o conhecimento científico difundido pelo biólogo foram de fundamental importância para que a população baiana adotasse, por seus representantes, ou mesmo diretamente, atitudes que, com a máxima certeza, implicaram em milhares de vidas baianas salvas do coronavírus. Sua contribuição para o Estado da Bahia, e mesmo para o Brasil, foi e continua sendo extremamente relevante pelo reforço da importância da ciência como principal norteador para enfretamento ao coronavírus, em contexto onde sequer o bom-senso foi adotado por alguns governantes em suas políticas públicas. Merece ser agraciado com o título de cidadão baiano. Esperamos que, com esta atitude, o biólogo sinta o reconhecimento e a gratidão que o povo baiano tem de seu trabalho e permaneça firme e fiel no desenvolvimento da ciência”, conclui Hilton Coelho.

Veja também

Datafolha: 69% defendem a democracia no Brasil; número era de 79% em 2022

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (18) apontou que 69% dos brasileiros preferem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!