quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Herói da Força Expedicionária do Exército Brasileiro completa 99 anos
terça-feira 12 de novembro de 2024 às 16:17h

Herói da Força Expedicionária do Exército Brasileiro completa 99 anos

NOTÍCIAS


No dia 6 de novembro, foi comemorado o aniversário de 99 anos do 2º Tenente Joaquim Ignácio Goulart Mayer, combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O veterano recebeu as comendas “Tributo à FEB” e Medalha da Vitória e foi homenageado com a imposição do botton da Legião Paranaense do Expedicionário.

A cerimônia teve início com o toque de presença de ex-combatente, seguido pela canção do expedicionário, cantada com vibração pelo veterano. Após a entrega das medalhas, o pracinha ressaltou “me sinto honrado pela homenagem, que é devida também aos meus vários companheiros que já partiram para a eternidade”, afirma.

Na sequência, a Banda de Música da 5ª Divisão de Exército executou a música “Parabéns a você” que foi cantada por seus familiares, amigos e demais presentes. Bem humorado, nosso herói cantou músicas da caserna com os presentes e se emocionou durante os cumprimentos dos integrantes da banda, ocasião em que relembrou sua juventude quando tocava instrumentos musicais, como o clarinete e o trompete.

A reverência ao 2º Tenente Joaquim Mayer se estende a todos os integrantes da FEB que atuaram na Itália, defendendo os mais caros valores da democracia.

Nosso herói

No dia 1º de dezembro de 1943, Joaquim Ignácio Goulart Mayer se apresentou na 3ª Região Militar, como voluntário, para participar da 2ª Guerra Mundial. Após sua incorporação em Santa Maria da Boca do Monte, atual cidade de Santa Maria (RS), foi deslocado para o Rio de Janeiro, embarcando para a Itália no navio General Meigs, em 8 de fevereiro de 1945.

Na campanha da Itália, passou a integrar a Polícia do Exército, exercendo diversas missões reais, como a rendição da 148º Divisão de Infantaria Alemã, no dia 29 de abril de 1945. Ao término do conflito, retornou ao Brasil no navio Duque de Caxias, chegando ao país que defendeu com bravura, em 19 de setembro de 1945.

Atualmente, nosso herói é o mais novo dentre os expedicionários brasileiros, sendo apelidado pelos companheiros como “meninão”.

Veja também

PT envia a Arthur Lira pedido para arquivar anistia dos condenados do 8 de janeiro

O PT enviou nesta quarta-feira (20) ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!