sexta-feira 22 de novembro de 2024
Jair Renan com Bolsonaro; Rafaela com o ministro Alexandre Fávaro; e Matheus do Waguinho com o atual prefeito, Waguinho — Foto: Reprodução/Instagram
Home / ELEIÇÕES 2024 / Herdeiro de Bolsonaro, filho de ministro, sobrinho de prefeito: saiba quem são os ‘nepo babies’ das eleições 2024
quarta-feira 21 de agosto de 2024 às 20:46h

Herdeiro de Bolsonaro, filho de ministro, sobrinho de prefeito: saiba quem são os ‘nepo babies’ das eleições 2024

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Apesar de os poderes políticos não serem hereditários, a influência de alguns personagens públicos e seus sobrenomes podem ajudar a perpetuar candidaturas vitoriosas em uma mesma família. É o caso, por exemplo, de Jair Bolsonaro (PL) e seus três filhos, Eduardo (PL), Carlos (PL) e Flávio (PL), todos bem colocados na Câmara dos Deputados, na Câmara de Vereadores do Rio e no Senado Federal, respectivamente. Carlos, inclusive, concorre a mais uma mandato este ano. Agora, o ex-presidente procura emplacar mais um filho na política: Jair Renan Bolsonaro (PL), candidato a vereador em Balneário Camboriú (SC)

O 04 — apelido do filho mais novo de Bolsonaro — não é o único a carregar um sobrenome e histórico familiar de peso. Outros “nepo babies'” — termo em inglês que se origina da junção das palavras nepotism (nepotismo) e baby (filho) — se aproveitam da fama dos parentes mais conhecidos para tentar garantir cadeiras nas prefeituras e Câmaras de Vereadores ao redor do Brasil.

O ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado do filho Jair Renan — Foto: Reprodução/Instagram
O ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado do filho Jair Renan — Foto: Reprodução/Instagram

É o caso de Juliana Brizola (PDT), que se candidata pela segunda vez à prefeitura de Porto Alegre. O nome não permite dúvidas: a candidata é neta do ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, concorrendo pelo mesmo partido fundado por seu avô em 1979.

Em Cuiabá, capital do Mato Grosso, a candidata a vice na chapa de Lúdio Cabral (PT), Rafaela Fávaro (PSD), é filha do ministro da Agricultura e Pecuária e ex-governador do estado, Carlos Fávaro (PSD). Outra candidata a vice relacionada a um ministro do atual governo é Lúcia França (PSB). A ex-primeira dama do estado de São Paulo é esposa do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e concorre na chapa de Tabata Amaral (PSB).

Rafaela Fávaro é filha do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro — Foto: Reprodução/Instagram
Rafaela Fávaro é filha do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro — Foto: Reprodução/Instagram

Também em São Paulo, Mario Covas Neto (PSDB) — que, na urna, irá ser chamado apenas de “Mario Covas” — é filho do ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital, Mario Covas, que morreu em 2001. Covas Neto concorre por um terceiro mandato como vereador.

Os casos do Rio

O estado do Rio também coleciona candidatos “nepo babies”, por todas as regiões. No Norte fluminense, o atual prefeito e postulante à reeleição em Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho (PP), ostenta um sobrenome que tem fortes raízes com o município. Anthony Garotinho (Republicanos), pai de Wladimir, já foi duas vezes prefeito da cidade, além de ser ex-governador do Rio de Janeiro.

Rosinha discursa em evento de lançamento de candidatura do filho — Foto: Reprodução
Rosinha discursa em evento de lançamento de candidatura do filho — Foto: Reprodução

Na Baixada, três candidatos a prefeito carregam nomes que podem os lançar para as chefias do Executivo municipais. Matheus do Waguinho (Republicanos) é sobrinho do atual prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos). Matheus disputa a cadeira de seu tio, que já está no segundo mandato.

Já em Duque de Caxias, Netinho Reis (MDB) quer herdar o legado da família Reis na cidade. Netinho é sobrinho do ex-prefeito e atual Secretário Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB) — que, por sua vez, é sobrinho do atual prefeito e seu ex-vice, Wilson Reis.

Washington Reis com o sobrinho Netinho Reis, candidato à sucessão de Wilson Reis na prefeitura de Caxias — Foto: Reprodução/Facebook
Washington Reis com o sobrinho Netinho Reis, candidato à sucessão de Wilson Reis na prefeitura de Caxias — Foto: Reprodução/Facebook

Em Paracambi, Andrezinho Ceciliano (PT) é um dos favoritos a ocupar o lugar que já foi do pai há 15 anos. André Ceciliano (PT), pai de Andrezinho, foi prefeito de Paracambi por dois mandatos seguidos, além de já ter sido deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Andreia Zito (PV) concorre a um cargo no legislativo de Duque de Caxias pelo mesmo partido do pai, Zito (PV), que já foi prefeito da cidade e, nestas eleições, tenta seu quarto mandato.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!