A promotora de Justiça Heliete Rodrigues Viana foi empossada na última segunda-feira (9), no cargo de procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça realizada na sede do MP no CAB, em modelo híbrido, com videoconferência e transmissão pelo canal do MP no Youtube. Ela recebeu a ordem do mérito do MP, com o respectivo diploma, das mãos dos seus pais, Hélio Rodriques Viana e Jaete Viana da Silva. Heliete Viana foi promovida ao cargo pelo critério de antiguidade. Já empossada, a procuradora de Justiça agradeceu aos colegas e à família e falou que sua carreira como promotora foi marcada pela superação e pelo anseio por justiça. A procuradora, que começou atuando na área criminal, contou que foi na sua passagem como promotora em Vitória da Conquista que surgiu seu interesse em atuar na tutela coletiva. “Passei pelo meio ambiente para finalmente me encontrar na defesa da cidadania, onde me especializei na defesa do patrimônio público e na moralidade administrativa, onde posso, de fato, buscar realizar o senso de justiça e igualdade social que busco para toda a sociedade”, frisou a procuradora de Justiça, concluindo por afirmar que levará sua luta em busca por justiça para o segundo grau.
A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti destacou a honestidade e a ética que marcaram os 33 anos da carreira de Heliete Viana como promotora de Justiça e afirmou que “as pessoas chegam na hora exata nos lugares onde são esperadas”. A PGJ fez questão de ressaltar a excelência do trabalho da nova procuradora de Justiça, frisando que, enquanto promotora de Justiça, sua carreira foi sempre pautada pelo respeito e pela honestidade, num trabalho marcante na luta em prol da defesa do patrimônio público da moralidade administrativa. Presidente das Associação dos Membros do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb), o promotor de Justiça Adriano Assis, que durante muitos anos atuou ao lado de Heliete Viana, falou sobre o rigor da promotora na defesa do patrimônio público e do quanto aprendeu com ela. Frisou o esmero o cuidado e o detalhismo da procuradora na sua atuação na defesa do patrimônio público.
Heliete Viana ingressou no MP em abril de 1988, tendo atuado nas comarcas de Barra do Mendes, Ruy Barbosa, Conceição do Almeida e Vitória da Conquista. Em 1995 foi promovida para Salvador, onde foi titular de Promotorias de Assistência, de Cidadania, de Proteção à Moralidade Administrativa e do Patrimônio Público. Heliete Viana coordenou o Grupo de Atuação Especial em Defesa do Patrimônio Público (Gepam) entre 2011 e 2013 e participou ativamente no desenvolvimento do Plano Estratégico do MP para a área de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, especialmente como mentora do projeto Transparência nas Contas Públicas.
Posse de nova promotora de Justiça substituta
Na mesma sessão, o Colégio de Procuradores empossou Amanda Buarque Bernardo como promotora de Justiça substituta. A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti parabenizou a mais nova integrante do MP e conclamou a promotora de Justiça substituta a viver o presente com sabedoria. “Ouça o público e esteja atenta à sua comarca. Sempre tenha como objetivo atender as reais necessidades da sociedade”, afirmou a PGJ, frisando a importância de defender vidas nesse momento de pandemia. Já empossada, a promotora de Justiça substituta Amanda Buarque Bernardo falou dos desafios e da gratificação do momento. “Agradeço a cada amigo, a cada familiar, a cada um que me apoiou nesses anos de luta que precederam a aprovação nesse concurso. Renovo aqui minha promessa de ser uma promotora íntegra, buscando ser instrumento de Justiça para a sociedade baiana”, concluiu.