Segundo informações divulgadas pelo governo federal, um avião sairá lotado para visita do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) à Estação Antártica Comandante Ferraz que irá inaugurar nesta terça-feira (14) as novas instalações que custou U$S 110,5 milhões. São doze assessores do vice-presidente além de diversos ministros e seus auxiliares.
História da EACF
A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) é uma base antártica pertencente ao Brasil localizada na ilha do Rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica, na baía do Almirantado, na Antártida.
Começou a operar em 6 de fevereiro de 1984, levada à Antártida, em módulos, pelo navio oceanográfico NApOc Barão de Teffé (H-42) e diversos outros navios da Marinha do Brasil. Foi parcialmente destruída por um incêndio no dia 25 de fevereiro de 2012.
O nome da estação homenageia Luís Antônio de Carvalho Ferraz, um comandante da marinha brasileira, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente antártico por duas vezes a bordo de navios britânicos. Ferraz desempenhou importante papel ao persuadir o Brasil a desenvolver um programa antártico (o PROANTAR).
Estrutura
A nova estação que foi reconstruída de acordo com projeto de arquitetura vencedor de concurso público apresentando pelo escritório curitibano Estúdio 41.
O projeto prevê uma área total de 4.500 m², com capacidade de abrigar 64 pessoas.
A estação opera durante todo o ano.
A estrutura é composta por depósitos, oficinas, biblioteca, salas de lazer e estar, enfermaria, sala de comunicações, ginásio de esportes, cozinha e refeitório.