O Hamas liberou nesta quinta-feira (20), os corpos de quatro reféns israelenses — capturados em 7 de outubro de 2023. Dois irmãos da família Bibas, que se tornou símbolo do sequestro em Israel, estão entre as vítimas. O pai dos meninos, Yarden Bibas, foi libertado pelo grupo palestino no início de fevereiro.
Segundo o Hamas, as vítimas foram mortas em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, em novembro de 2023. Israel, contudo, não confirmou a informação.

“Será um dia difícil para Israel. O coração de uma nação inteira está dilacerado. Meu coração está dilacerado. O seu também. Porque aqui você vê com quem estamos lidando. Estamos com dor, mas também estamos determinados a garantir que nada disso aconteça novamente”, disse o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
Além dos corpos, o Hamas anunciou que irá libertar seis reféns vivos no sábado (22), em troca de mais prisioneiros palestinos. A ação faz parte do cessar-fogo acordado por Israel e Hamas, que foi iniciado em 19 de janeiro deste ano. Até o momento, 19 reféns foram libertados pelo grupo, que recebeu milhares de prisioneiros palestinos.
No total, 33 reféns devem ser libertados na primeira fase da trégua, em troca de 1,9 mil prisioneiros. Já a segunda fase, programada para começar em 2 de março, prevê a libertação de todos os reféns e o fim da guerra em Gaza. Tudo será feito antes da terceira fase do acordo, destinada à reconstrução do enclave palestino.