Fernando Haddad e Roberto Campos Neto almoçaram juntos em um restaurante de Brasília nesta segunda-feira (19), informa O Globo. O encontro entre o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central só foi divulgado pelas agendas de ambos na noite desta segunda.
Netsa terça (20) começará a nova reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do BC. É esperado que na quarta (21) o colegiado divulgue a nova taxa Selic, que se mantém em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado.
Segundo a agenda de Campos Neto, a reunião com Haddad foi para tratar de “assuntos governamentais”. Antes do almoço, como publicamos, o ministro da Fazenda afirmou que a Selic já tinha que ter sido cortada em março —ele respondia a perguntas de jornalistas sobre a possibilidade de os juros caírem a partir de agosto.
A manutenção da Selic tem feito o presidente do BC ser alvo de críticas constantes dos petistas, incluindo o próprio Lula. Desde que a autonomia do BC foi aprovada pelo Congresso, em fevereiro de 2021, o chefe da autoridade monetária só pode ser demitido se a maioria no Senado —que o PT não tem— der seu aval.