terça-feira 24 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Haddad afirma que sistema tributário é “descalabro” e “ingovernável”
quinta-feira 27 de abril de 2023 às 13:58h

Haddad afirma que sistema tributário é “descalabro” e “ingovernável”

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Durante sua participação na sessão que debate juros, crescimento e inflação, nesta quinta-feira (27), no Senado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou o sistema tributário brasileiro como um “descalabro” e voltou a dizer, conforme o portal Metrópoles, que o governo pretende abrir a “caixa-preta” das renúncias fiscais para aumentar a arrecadação.

“É um descalabro o que se tornou o sistema tributário brasileiro. É uma colcha de retalhos absolutamente ingovernável, uma litigiosidade sem fim, sobretudo no plano estadual, em que o ICMS se tornou um ponto de atenção gravíssimo, mas também no plano federal”, afirmou Haddad aos senadores.

“Temos de abrir essa caixa-preta e discutir com a sociedade para onde está indo o recurso público. Há que se falar em corte de gastos, sim, sobretudo o gasto tributário”, prosseguiu o ministro da Fazenda.

“Nós estamos dispostos a enfrentar o debate francamente. Abrindo as contas e dizendo: nós vamos ficar mais sete anos sem aumentar o salário mínimo, mais 15 anos sem aumentar a tabela do SUS, mais sete anos sem a revisão da tabela do Imposto de Renda, ou vamos fazer o ajuste das contas justo e correto?”, questionou Haddad.

O ministro afirmou ainda que o atual governo herdou “uma situação muito delicada” na economia. “Essa herança precisa ser administrada de alguma maneira. Tínhamos que reequilibrar as contas públicas seguindo a orientação das urnas, de não sacrificar os mais pobres, aqueles que dependem do Estado brasileiro para se desenvolver”, disse.

Veja também

‘É injustiça tachar Forças Armadas de golpistas’, diz nova presidente do Superior Tribunal Militar

A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou que é injusto chamar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!