Uma live do pré-candidato à Prefeitura de Porto Seguro pelo PSOL, Chico Cancela, foi invadida por hackers na última quarta-feira (19).
De acordo com o Na Midia News, os invasores quebraram os protocolos de segurança do encontro realizado no Google Meet e compartilharam imagens de ódio, fizeram ameaças e reproduziram áudios com gritos e xingamentos na reunião destinada a montagem do programa de governo do pré-candidato.
Em decorrência da insegurança virtual, a coordenação da pré-candidatura socialista decidiu cancelar a última roda de diálogo virtual de formulação do Plano de Governo Democrático e Popular.
Para Chico Cancela, as invasões dos hackers revelam uma crise da democracia brasileira.
“O ódio tem se transformado no instrumento do confronto com as diferenças. Isso é inadmissível. Tentam nos calar com ameaças e agressões. Não vão conseguir. Seguiremos na luta, defendendo a democracia contra a violência e extremismo dos fascistas”.
O pré-candidato à Prefeitura de Porto Seguro ainda informou que o PSOL estuda agora uma plataforma virtual mais segura para continuar o diálogo com a população na consolidação do conjunto de propostas que será apresentado nas eleições deste ano.
Outras invasões
Segundo a reportagem, pré-candidatos de outras cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Palmas e Porto Alegre sofreram ataques virtuais em suas lives nas mais diversas plataformas de reuniões, como Zoom, Meet e Jitsi.
Acredita-se que estes ataques parecem fazer parte de uma ação organizada dos grupos políticos de extrema direita.