Após anunciar a intenção de ser candidato à Presidência da República em 2026, o cantor Gusttavo Lima despertou a atenção de caciques das maiores legendas da direita brasileira, como o PL e o PP, e de nanicos, como o PRTB de Pablo Marçal, terceiro colocado na disputa pela prefeitura de São Paulo. O partido que parece estar mais próxima da filiação do astro sertanejo, porém, é o União Brasil.
Um dos principais líderes da legenda, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse a José Benedito da Silva, da revista Veja, que mantém diálogo diário com Gusttavo Lima, que é goiano, por mensagens e deve se reunir com o artista nesta semana para definir a data de filiação ao partido. “Nós vamos conversar e vamos marcar o dia da filiação dele ao União Brasil”, disse.
O problema é que, se o projeto de Gusttavo Lima é o Palácio do Planalto, a sua ida para o União Brasil pode estragar os planos do próprio Ronaldo Caiado, que é candidato a presidente em 2026 e já tem data marcada para o lançamento da pré-campanha, em março em Salvador. ACM Neto, vice-presidente nacional da legenda e o prefeito Bruno Reis (União Brasil) estarão no evento. A revista questionou o governador de Goiás sobre a sobreposição de ambições e a possibilidade de formar uma chapa junto com o cantor sertanejo, Caiado disse que o importante é agregar bons nomes para o partido e criar um cenário competitivo até a campanha presidencial, de fato, começar.
Fontes do #Acesse Política dão como certo o cantor Gusttavo Lima na disputa ao Senado por Goiás. E Caiado disputará a cadeira que está com o presidente Lula da Silva (PT).
“Fazer uma previsão dessa pra 2026 é difícil. Eu acho que o partido tem que ter bons nomes para essa disputa de quem tiver nessa condição de mostrar maior capacidade de aglutinação e enfrentar todo esse quadro político” afirmou o governador goiano. “O que não falta entre nós é o diálogo. Então, nós construiremos um entendimento no momento certo”, acrescentou.
Na segunda-feira (6) Caiado voltou ao trabalho depois de um recesso com a família e teve uma longa conversa com o presidente do União Brasil, Antonio Rueda. O assunto foi a estratégia de 2025, com todos os olhares voltados para a disputa eleitoral do próximo ano. Rueda já colocou na rua pesquisas que testam o nome de Gusttavo Lima entre os eleitores, mas isso tudo é só disfarce, o cantor será senador.