sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Acesse Política
Home / DESTAQUE / Gustavo Ferraz de volta a política Laurofreitense; leia entrevista
sexta-feira 8 de fevereiro de 2019 às 18:19h

Gustavo Ferraz de volta a política Laurofreitense; leia entrevista

DESTAQUE, ENTREVISTAS


“Não troque seu voto por cinquenta reais”, rechaça Gustavo Ferraz em entrevista exclusiva 

O Acesse Política entrevistou nesta sexta-feira (8) o advogado e político Gustavo Pedreira do Couto Ferraz, que disputou a prefeitura de Lauro de Freitas na eleição de 2016, na chapa encabeçada por Mateus Reis.

Com vasta experiência em gestão pública, Ferraz atuou como superintendente da Agência do Desenvolvimento Econômico de Salvador (2007-2008), Superintendente de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia, em 2009, foi Superintendente da Indústria e Comércio da prefeitura de Lauro de Freitas entre 2013 e 2014, exerceu a função de diretor de Habitação da antiga Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, atual Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas entre os anos de 2015 e 2016 e diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal) entre 2017 e 2018.

Acesse Política: Devido às experiências vivenciadas, o que podemos esperar do retorno de Gustavo Ferraz ao Cenário da Política Laurofreitense?

Gustavo Ferraz: Olhe, se você me permitir, vou fazer uma correção, eu já estou na política aqui há muitos anos, evidentemente que quando um governo começa, você dá um tempo para o governo se estabelecer, e todo esse tempo em silêncio, evidentemente aguardando que o atual governo cumprisse minimamente as promessas que fez durante a campanha de 2016. Mas, o que vemos hoje na cidade, é um caos administrativo, ou seja, ninguém se entende, a gestão está mergulhada em uma agenda negativa. É um conjunto de pessoas batendo cabeça.

Gustavo Ferraz e sua família

Acesse Política: Quais são os seus projetos para a eleição de 2020? Pretende concorrer à algum cargo público? Qual? 

Gustavo Ferraz: A minha vinda para o Partido Verde (PV), foi justamente para que eu tivesse a garantia de que teria condição de disputar a eleição em 2020, então a minha ideia é construir um projeto para a cidade, um programa de governo exequível, sem factoide. A cidade precisa sair do zero, nós estamos aí atrasados acho que em alguns anos. Não são projetos mirabolantes que nós vamos tirar o município dessa situação, tenho clareza disso. Ando por toda Lauro de Freitas, eu gosto de gente, gosto do povo, gosto da favela. Ando muito, tenho muitos amigos e sei que Lauro de Freitas precisa das coisas básicas, precisa que a máquina rode, que os serviços cheguem às pessoas, que a educação funcione minimamente, a saúde tem que funcionar minimamente. Alguém tem que chegar com um projeto minimamente exequível e que tire a cidade dessa forma primitiva de tratar as pessoas. Pode ter certeza, em um eventual governo meu, as pessoas serão respeitadas.

Resultado de imagem para gustavo ferraz lauro de freitas
ACM Neto, Bruno Reis e Gustavo Ferraz quando era diretor geral da Defesa Civil de Salvador

Acesse Política: O que o político Gustavo Ferraz considera ser um bom gestor público? 

Gustavo Ferraz: Um bom gestor público é aquele que se debruça sobre os problemas, a educação, o conhecimento é a chave para a liberdade. Quem detém conhecimento, dá um grande passo para ser um cidadão livre, sem amarras, que pensa com propriedade, não mente, não engana as pessoas, então essa é uma marca que eu tenho. A partir do momento em que comecei a militar na política de Lauro de Freitas, procurei conhecer a cidade, procurei conhecer os problemas, procurei conhecer as soluções para esses problemas, estar acompanhado de pessoas que também se preocupam com os graves problemas que estamos passando. Então, eu acho que o bom gestor, é aquele que detém conhecimento.

Resultado de imagem para gustavo ferraz lauro de freitas
Gustavo Ferraz e o PV na Lavagem do Bonfim 2019

Acesse Política: O Sr. formou um novo grupo político? 

Gustavo Ferraz: Olhe, tem um grupo que me acompanha já há muito tempo, diria a você que uns sete anos, então, são pessoas amigas. Na política a gente faz amizades também e hoje eu tenho irmãos nesse grupo político em que faço parte. Evidentemente que quando você ganha a eleição esse grupo cresce, quando você perde esse grupo diminui e assim é a política. Aqui em Lauro de Freitas, nós temos três tipos de servidores públicos: o efetivo, o cargo em confiança e os amigos do poder. Os amigos do poder, são aqueles que independente de quem esteja no poder, eles estão no governo e para essas pessoas, gostaria de mandar uma mensagem especial, que eles fiquem onde estão, mesmo no futuro. Tenho certeza absoluta que quem ganha essa eleição será a oposição, que não fará o que vem se fazendo de errado nos últimos anos, ou seja, são aqueles que ganham, quem ganha perde, e quem perde ganha. Então assim, quem ganhar a eleição governará com o grupo que ganhar e quem perder, não participa do governo. Então essa máxima tem que ser revista aqui em Lauro de Freitas. As pessoas não podem fazer a crítica de uma forma pessoal e sim à projetos, propostas. As pessoas que são amigas do poder, durante o processo eleitoral, xingam, denigrem a imagem da pessoa, só tem interesse econômico e incrivelmente quando esse ‘candidato’ que é incrivelmente atacado de forma covarde, ganha a eleição, todos eles estão lá, prontos para servir ao rei. São todos amigos, isso tem que acabar. Quem é oposição, tem que fazê-la do começo ao fim.

Fabrício Rocha (PV), ACM Neto (DEM), Eliel Souza (PV) e o Deputado Federal João Roma (PRB) no Bonfim 2019

Acesse Política: Qual seu maior desejo para Lauro de Freitas? 

Gustavo Ferraz: Meu maior desejo é que as pessoas voltem a sorrir, que as pessoas voltem a ter orgulho da cidade, que as pessoas que vivem aqui, que são nativas voltem a sorrir. Lauro de Freitas para você ter ideia, é uma cidade que na sua história em 1555 quando tudo começou foi uma gleba de terra dada por Tomé de Souza à Garcia d’Ávila. Aqui nós tínhamos negros, índios, é uma cidade majoritariamente negra não é, de um povo sofrido, desempregado atualmente mas que precisa voltar a ter esperança. Então, meu sonho é que as pessoas voltem a ter esperança, Lauro de Freitas é um município que tem muito potencial, econômico, potencial urbano, potencial turístico, ambiental. O que a cidade precisa é ser tratada com carinho e com amor, com zelo e acima de tudo, com responsabilidade. Nós não podemos governar para minoria, tem que ser um governo para a maioria, costumo dizer sempre para as pessoas que andam comigo, nós não precisamos agradar 100%, nós precisamos agradar 50% + 1%. Quando o governo consegue este fato, é sinal de que está agradando a maioria, sinal de que está indo bem. O nosso desafio é que, a partir do momento certo, a gente volte a cultivar a esperança no coração das pessoas e dizer pra elas olho, no olho, é possível fazer melhor, é possível fazer diferente e Lauro de Freitas tem jeito.

Acesse Política: Qual mensagem o Sr. deixa para a população laurofreitense?

Gustavo Ferraz: Esta mensagem que acabei de dizer, uma mensagem de esperança, não troque seu voto por cinquenta reais, não escolham o seu candidato à prefeito ou pré-candidato à prefeito pelo contracheque, escolham seus candidatos por propostas, escolha seu candidato por princípios que eles defendem, escolham seus candidatos por ideias, pela capacidade técnica que tem de tocar essa cidade para o futuro. Pensem assim, escolhendo o seu vereador, escolhendo o seu prefeito, para que essa cidade possa realmente entrar com uma rota para o futuro. Lauro de Freitas vive com 70% da sua economia voltada para o setor de serviços, nós  temos que começar a defender os médios e pequenos empresários nessa cidade de forma verdadeira, sem extorsão, sem acharcar, fazer com que essa cidade possa viver um novo tempo na sua economia e que, aqui tenha segurança jurídica para se tratar os negócios e que as pessoas que venham aqui empreender sejam respeitadas pelo poder público, sejam bem tratadas, sejam pessoas que venham aqui para ajudar Lauro de Freitas a crescer. Então por esta razão, a minha mensagem é uma mensagem de esperança, de fé no futuro e muito otimismo. Ando pelas ruas de Lauro de Freitas professando essa fé, pensando no futuro e o futuro à Deus pertence, evidentemente temos que chegar com saúde até lá, para que a gente tenha condição de defender essas ideias de uma forma digna, olhando nos olhos das pessoas e professando a fé, a crença que nós temos em um futuro melhor.

Veja também

Como Trump pode embaralhar o comércio global e impactar o PIB dos países

Os órgãos de negociação multilateral, como a Organização Mundial do Comércio (OMC), endossados por tratados …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!