sexta-feira 28 de fevereiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / ELEIÇÕES 2026 /  Guilherme Derrite troca PL de Bolsonaro pelo PP de olho em 2026
sexta-feira 28 de fevereiro de 2025 às 09:00h

 Guilherme Derrite troca PL de Bolsonaro pelo PP de olho em 2026

ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


A ficha de filiação do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, ao PP já está assinada e guardada na sede do partido em São Paulo, diz Victória Cócolo, da Folha de São Paulo.

Com a expectativa de concorrer a uma vaga no Senado em 2026 ou mesmo ao governo paulista, Derrite ainda não anunciou a mudança por uma questão estratégica, segundo a cúpula de seu novo partido, mas sua saída do PL de Jair Bolsonaro já foi acertada.

O futuro político do secretário da Segurança, cuja pasta foi alvo de uma série de desgastes nos últimos meses, depende de sinais do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre disputar ou não a Presidência.

Sem isso, Derrite ainda não sabe se tentará uma cadeira no Senado ou a disputa pelo governo —caso Tarcísio opte pela reeleição, uma alternativa discutida seria integrar a chapa como vice.

Nas próximas eleições, duas vagas para o Senado estarão em disputa por São Paulo. No PL, Eduardo Bolsonaro é apontado como provável candidato da sigla —apesar de, diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro, também ser cotado para concorrer ao Planalto.

O presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, é outro nome forte do partido citado como opção ao governo paulista, caso Tarcísio dispute a Presidência, ou a vice.

Aliados de Derrite afirmam que a mudança de partido também é motivada por questões ideológicas, já que ele se sente mais alinhado ao PP. Segundo eles, o PL seria “muito radical”. Além disso, Derrite e o presidente estadual do PP, Maurício Neves, são amigos próximos.

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP e um dos articuladores do centrão, declarou que uma das prioridades do partido em 2026 será eleger Derrite para um cargo majoritário.

Quando questionado sobre as chances de Derrite vencer eventual disputa pelo Governo de São Paulo, afirmou que dependeria do apoio de Jair Bolsonaro e do atual governador.

Aliados de Tarcísio que conversaram com a reportagem, no entanto, consideram Derrite um nome fraco para concorrer ao cargo de governador. O secretário foi classificado como “político de uma única pauta”, a da segurança, e que “não é visto como gestor”.

A Folha apurou que Derrite tem reforçado a aliados a intenção de entrar na disputa ao Senado em 2026, especialmente após a divulgação de pesquisas em que figurou no pelotão de frente entre os pré-candidatos.

Ao longo do governo Tarcísio, ao mesmo tempo em que conseguiu visibilidade, Derrite acumulou desgastes por uma série de crises na segurança.

A sequência de abusos cometidos pela Polícia Militar levou Tarcísio a pedir mudanças na condução da pasta.

O assassinato de Antônio Vinícius Gritzbach à luz do dia no aeroporto de Guarulhos em novembro também gerou críticas, diante do envolvimento de policiais e das investigações que envolviam a facção criminosa PCC.

A pedido de Tarcísio, Derrite cancelou uma viagem aos EUA que faria dois dias após a morte de Gritzbach. No entanto, como revelou a Folha, horas depois do crime, o secretário foi a uma festa de aniversário em uma casa de shows à beira-mar na praia de Maresias, acompanhado de policiais da cúpula do estado.

Veja também

China alerta que novas tarifas americanas afetarão o diálogo bilateral

Pequim advertiu nesta sexta-feira (28) que a imposição de tarifas adicionais de 10% sobre as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!