sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Guedes e Fernando Azevedo enterram projeto de estatal bélica petista
segunda-feira 18 de novembro de 2019 às 15:06h

Guedes e Fernando Azevedo enterram projeto de estatal bélica petista

POLÍTICA


Em maio de 2013, o governo de Dilma Rousseff criou um grupo de trabalho interministerial destinado a realizar estudos e identificar ou propor medidas de fomento para a “ampliação da capacidade da base industrial de defesa”, com a criação de uma “trading de defesa”.

Na dianteira do projeto, Fernando Pimentel e Celso Amorim incluíram no grupo o caixa do BNDES e duas agências: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

A nova estatal petista nasceria blindada pelo “sigilo de dados sensíveis”. Fora, portanto, da lei de acesso à informação. O país passava pela reta final da compra dos caças suecos, uma empreitada de 5,4 bilhões de dólares.

Nunca se soube quanto dinheiro chegou a ser enterrado pelo petismo nessa aventura de montar uma indústria bélica nacional, que teria por objetivo “promover, com apoio institucional, a comercialização (exportação e importação) de produtos de defesa, com a faculdade para operacionalizar contratos de compensação tecnológica, industrial e comercial”.

Seis anos depois de sua criação, há algumas semanas, Paulo Guedes e Fernando Azevedo levaram ao Diário Oficial uma portaria mandando ao arquivo a aventura petista.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!