Segundo o UPB, através da Superintendência de Ações Socioeducativas e do Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (Creio) da Secretaria de Educação do município de Guanambi, e realizou em todo município a semana de mobilização sobre a luta da pessoa com deficiência. Lembrando o dia nacional da pessoa com deficiência, comemorado nesta quarta-feira, 21, a programação teve o objetivo de reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência. Durante a semana aconteceram palestras, oficinas, encontros, apresentações culturais e carreata.
“Não é por acaso que a data coincide com o mês do início da primavera, representando o nascimento e a renovação do movimento das pessoas com deficiência. Afinal, esta é uma luta que nunca acaba e que a prefeitura de Guanambi apoia em todos os sentidos”, disse Viviane da Silva Araújo Vitor, coordenador do Creio.
Ela explicou que o preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida das pessoas com deficiência e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos. “Pessoa com deficiência é aquela que possui limitação para o desempenho de atividades e que requer atenção integral que compreenda as ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde”, esclareceu a especialista.
Em Guanambi, são cerca de 530 crianças e adolescentes assistidas pelo Creio, em apoio ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino. A equipe multiprofissional atende na própria sede da instituição, localizada na Rua Osvaldo Aranha, s/n, bairro Vila Nova.
O Creio de Guanambi oferece atendimento multidisciplinar aos estudantes com deficiência da rede municipal de ensino, acompanhamento psicoterapêutico às famílias, e assistência psicológica nas escolas da rede.