O grupo francês de petróleo e gás TotalEnergies anunciou nesta quarta-feira (26) a criação de uma empresa conjunta com a brasileira Casa dos Ventos para projetos eólicos no país.
O grupo francês informa em um comunicado que pagou 550 milhões de dólares e um “preço adicional de até 30 milhões de dólares” para adquirir 34% da nova empresa conjunta.
Também reserva a possibilidade de comprar uma participação adicional de 15% nos próximos cinco anos.
A Casa dos Ventos (CDV) já explora energia eólica com uma capacidade de 700 megawatts, o que fará parte do portfólio da nova empresa.
Além disso, outros parques de geração de energia estão em construção para uma capacidade total de 1 gigawatt, assim como projetos em desenvolvimento “em estado avançado” para 2,8 gigawatts em energia eólica e 1,6 gigawatt em energia solar.
A joint venture “terá o direito de adquirir os projetos atuais e futuros desenvolvidos pela CDV”, segundo o grupo francês.
“Com a transação, a TotalEnergies assume um papel de protagonismo no mercado brasileiro das energias renováveis, um dos mercados liberalizados mais dinâmicos”, afirmou o CEO do grupo, Patrick Pouyanné.
O grupo Total prometeu ao adicionar “Energies” ao seu nome em 2021 que diversificaria sua produção de energia e alcançaria 100 gigawatts em energias renováveis até 2030, mas sua política para o meio ambiente permanece alvo de muitas críticas.
No fim de setembro, a empresa anunciou investimento de um bilhão de dólares adicionais em energias renováveis e, ao mesmo tempo, recompensou os acionistas com bilhões de dólares em um momento de greve em suas refinarias na França por pedidos de aumento de salários dos funcionários.
No segundo trimestre de 2022, a TotalEnergies mais que dobrou seu lucro líquido, a 5,7 bilhões de dólares.