Durante todo o ano, quando os turistas visitam a capital baiana, contam com profissionais capacitados da Guarda Civil Municipal (GCM) que dão suporte ao público para que tenham uma experiência tranquila e mais segura possível. Este trabalho é feito através do Grupo de Apoio ao Turista (GAT), que celebra dez anos de atuação neste ano realizando diariamente orientações aos visitantes. Além disso, o GAT realiza outros serviços como patrulhamento motorizado e a pé, e que somados, ajudam a fortalecer o turismo da cidade.
A ialorixá Taís Duarte veio a Salvador pela quinta vez. Ela, que é natural de Porto Alegre (RS), parabenizou o serviço prestado aos turistas pela Guarda Civil. “Eu me sinto segura e tranquila para visitar o Centro Histórico com a Guarda por perto. Sempre consulto eles para me indicarem os melhores caminhos para os locais que eu procuro e para outras informações. Os agentes são muito tranquilos e educados”, contou.
Hoje o GAT dispõe de 99 agentes especializados em atendimento turístico. Os profissionais recebem uma formação inicial com conhecimentos específicos em patrimônio histórico e cultural, inglês instrumental, legislação aplicada ao turismo, atendimento ao cliente, atendimento pré-hospitalar (APH) dentre outros. Anualmente os módulos subsequentes dão continuidade ao processo de qualificação continuada.
Agente da GCM e professor de idiomas, Otaciano Pessoa atua no grupo desde a formação do GAT. Além de receber os turistas na sede situada na Rua Maciel de Baixo, no Pelourinho, o agente também é responsável por ministrar a formação de idiomas dos profissionais do grupo recém-chegados e as atualizações rotineiras. “É muito honroso participar deste grupamento. Sinto-me útil em prestar esse serviço aos turistas estrangeiros, brasileiros e à população daqui também que precisa de informações”, contou.
Frentes de trabalho
Atualmente o GAT realiza patrulhamento motorizado 24h por dia com auxílio de viaturas e motocicletas. Os agentes bilíngues orientam turistas diariamente das 7h às 19h. Equipes realizam rondas de prevenção a pé nos principais pontos turísticos do Centro Histórico como Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Plano Inclinado, Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus, além de dar suporte na proteção patrimonial de equipamentos municipais.
O supervisor do GAT, Tiago Machado, explicou que em dez anos de trabalho intenso, o GAT recebeu novos agentes e equipamentos para melhor prestação de serviço à sociedade, além de expandir a área de atuação. Antes o trabalho era restrito ao Centro Histórico, mas hoje abrange toda zona turística da capital, envolvendo áreas como Comércio, Barra e Cidade Baixa.
Machado também que a atuação acontece também em paralelo ao calendário de eventos e atracamento de navios turísticos que chegam à capital. De outubro a março, que é quando há o pico de chegada de navios em Salvador, é montada uma operação para cobrir, junto com as demais forças de segurança, o corredor turístico para que os visitantes desembarquem e tenham uma visita tranquila no Centro Histórico.
“Nosso principal desafio hoje é nos manter em evolução, nos adaptando aos novos formatos de atendimento ao turista. Cada vez mais o visitante traz um perfil diferenciado e quer saber um pouco mais sobre a cidade quando se dirige a um agente. Então nosso desafio é qualificar ainda mais os agentes para que possam ter esse conhecimento e atender ainda melhor o turista”, declarou o supervisor.
Avaliação positiva
O inspetor geral da Guarda Civil Municipal, Marcelo Silva, afirmou que os dez anos do GAT trouxeram inúmeras contribuições para a cidade e o fortalecimento do turismo. Em sua análise, o serviço tem sido executado com presteza pelos profissionais.
“Ter uma força de segurança com um grupamento especializado nessa temática, cuidando do patrimônio cultural e histórico e recebendo turistas de forma adequada traz vantagem estratégica. É benéfico tanto na abordagem e recepção do turista como também é uma vantagem para quem nos visita, por encontrar nossos servidores com esse cuidado e conhecimento”, finalizou.