sábado 21 de dezembro de 2024
Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Grande Salvador tem deflação de novembro mais intensa em cinco anos
terça-feira 12 de dezembro de 2023 às 17:54h

Grande Salvador tem deflação de novembro mais intensa em cinco anos

NOTÍCIAS, RMS


Em novembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em -0,17% na Região Metropolitana de Salvador (RMS), também conhecida como Grande Salvador.

Quando o percentual da inflação é negativo, significa que houve queda média de preços. Esta foi a primeira e mais intensa deflação para um mês de novembro, na RMS, em cinco anos -desde 2018, quando o índice havia ficado em -0,31%.

A Região Metropolitana de Salvador foi um dos quatro locais onde o IPCA ficou negativo em novembro, entre os 16 investigados pelo IBGE, além de apresentar o terceiro menor índice do país, só acima dos registrados em São Luís, no Maranhão (-0,39%), e na Região Metropolitana de Recife, em Pernambuco (-0,29%).

No Brasil como um todo, a inflação ficou em 0,28% em novembro, e as maiores altas ocorreram na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (0,57%), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (0,47%), e na Região Metropolitana de São Paulo (0,42%).

A um mês do fim do ano, a inflação acumulada em 2023, na Região Metropolitana de Salvador, está em 3,61%, voltando a ficar menor do que a nacional (4,04%), sendo a quarta mais baixa do país. Nos 12 meses encerrados em novembro, o IPCA acumula alta de 4,01% na RMS e é o quinto mais baixo entre os 16 locais pesquisados, mantendo-se menor do que no Brasil como um todo (4,68%).

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!