sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Marcelo Camargo / Ag. Brasil
Home / DESTAQUE / Governo tem interesse em atrair bancadas do Republicanos e do PP, afirma Padilha
terça-feira 1 de agosto de 2023 às 17:41h

Governo tem interesse em atrair bancadas do Republicanos e do PP, afirma Padilha

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (1º) que o governo espera contar com votos de integrantes das bancadas do Republicanos e do PP na Câmara dos Deputados. Após reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta tarde, Padilha negou que a reforma ministerial tenha sido debatida durante o encontro, e disse que a negociação dos cargos é liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Tem interesse sim do governo em atrair a bancada do Republicanos e a bancada do PP”, afirmou Padilha, na saída da reunião. Na Câmara, entre os 513 deputados, 41 são do Republicanos e 49 são do PP.

Nas últimas semanas, partidos do Centrão negociam cargos com o Palácio do Planalto, que busca ampliar a base aliada no Congresso. O PP é partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), com quem Padilha também deve se reunir nesta semana.

A jornalistas, o ministro descartou que a presidência da Petrobras possa entrar na reforma ministerial. “A presidência da Petrobras nunca foi e nem nunca será um objeto de reformulação partidária”, disse.

Para ele, o diálogo do governo com o Congresso no primeiro semestre foi “vitorioso”, mas ainda há margem para melhorar.” Vamos para o segundo turno, segunda etapa nesse semestre, sempre vamos buscar melhorar. Time que está liderando e é campeão no primeiro turno não pode se contentar com isso não. A gente vai buscar melhorar, buscar reforços e reorganizar o ministério para isso”, afirmou o ministro.

Foco nos projetos da área econômica

Sobre a reunião com Pacheco, Padilha afirmou que o objetivo do governo Lula no Congresso neste semestre é consolidar as mudanças econômicas. As prioridades, segundo Padilha, são os projetos da reforma tributária, do Carf e projetos com foco em baratear o crédito. Também participaram do encontro os líderes do governo no Senado e no Congresso, Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP).

“Consolidar as mudanças econômicas que garantem que o Brasil possa retomar um ciclo de crescimento econômico. Prioridade absoluta para a votação desses quatro projetos. O do Carf, os dois projetos que barateiam o crédito e a votação da reforma tributária”, pontuou Padilha.

O ministro também destacou que a aprovação de um marco regulatório para o crédito de carbono também estará entre as prioridades do governo. “Um dos temas fundamentais é um novo marco regulatório para crédito de carbono. O governo está construindo uma proposta, liderada também pelo Ministério da fazenda, pelo MDIC, pelo Ministério do meio ambiente, pelo Ministério de Minas e Energia”, disse o ministro.

Padilha afirmou que vai se reunir nesta semana com Lira para alinhar a pauta econômica, principalmente a aprovação do arcabouço fiscal. Segundo ele, o governo buscará convencer os líderes na Câmara a manter o texto aprovado no Senado, principalmente com relação à questão orçamentária.

“Tem uma mudança importante que o Senado fez que torna mais realista a construção da peça orçamentária que deve ser apresentada ao Congresso Nacional. Então nós vamos trabalhar para que ela possa ser sacramentada na votação na Câmara”, afirmou.

Padilha também comentou sobre a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e a expectativa para a queda na taxa Selic, hoje em 13,75%. “Governo, Congresso Nacional e a sociedade, nós construímos todas as condições para que o Brasil inicie uma trajetória decrescente de juros.”

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!