O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Educação estadual (Seduc), investiu R$ 300 milhões nos últimos dois anos para colocar ares-condicionados em escolas da rede pública. Neste período, o número de unidades de ensino “climatizadas” aumentou de nove para 595, sendo que, até o final de 2025, a expectativa é que outras 1.000 unidades de ensino estejam com os equipamentos instalados e em funcionamento.
Segundo a Seduc, as regiões de Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, que figuram entre as mais quentes do estado, já possuem 182 (39,3%) escolas com equipamentos de ar-condicionado instalados e funcionando.
As melhorias estariam sendo executadas em etapas e buscam priorizar a realização de melhorias em escolas localizadas nas regiões do estado mais afetadas pelo calor.