sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Governo substituiu presidente da Apex que ‘cumpriu expediente’ após demissão
sexta-feira 11 de janeiro de 2019 às 07:05h

Governo substituiu presidente da Apex que ‘cumpriu expediente’ após demissão

POLÍTICA


A assessoria do Palácio do Planalto informou nesta última quinta-feira (10) que o embaixador Mario Vilalva assumirá a presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (Apex-Brasil).

O diplomata substituirá no cargo Alex Carreiro, que teve a demissão anunciada na quarta-feira (9) pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Mesmo com a saída anunciada por Ernesto Araújo, a Apex informou que Carreiro cumpriu “expediente normal” na agência nesta quinta.

A demissão de Alex Carreiro foi a primeira baixa no governo Jair Bolsonaro, que está na segunda semana. A posse de Carreiro no cargo foi assinada em 2 de janeiro por Bolsonaro. Nesta quinta, o presidente assinou a demissão.

Segundo o Planalto, Bolsonaro recebeu Vilalva para uma reunião nesta quinta-feira. A nomeação do novo presidente da agência terá de ser publicada no “Diário Oficial da União”.

A Apex é vinculada à estrutura do Ministério das Relações Exteriores. Cabe à agência promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Ernesto Araújo não explicou o motivo da demissão, mas, segundo o jornal “O Globo”, o presidente da Apex só poderia permanecer no cargo se o estatuto da agência fosse alterado. Isso porque, informou o jornal, ele não é fluente em inglês nem tem experiência no setor público na área de comércio exterior.

Novo presidente

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Mario Vilalva é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e ingressou em 1976 na carreira diplomática.

Ainda segundo a pasta, Vilalva serviu nas embaixadas do Brasil em Washington (EUA), Pretória (África do Sul) e Roma (Itália), por exemplo, além de já ter sido embaixador do Brasil em Santiago (Chile) e em Lisboa (Portugal).

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!