A assessoria do Palácio do Planalto informou nesta última quinta-feira (10) que o embaixador Mario Vilalva assumirá a presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (Apex-Brasil).
O diplomata substituirá no cargo Alex Carreiro, que teve a demissão anunciada na quarta-feira (9) pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Mesmo com a saída anunciada por Ernesto Araújo, a Apex informou que Carreiro cumpriu “expediente normal” na agência nesta quinta.
A demissão de Alex Carreiro foi a primeira baixa no governo Jair Bolsonaro, que está na segunda semana. A posse de Carreiro no cargo foi assinada em 2 de janeiro por Bolsonaro. Nesta quinta, o presidente assinou a demissão.
Segundo o Planalto, Bolsonaro recebeu Vilalva para uma reunião nesta quinta-feira. A nomeação do novo presidente da agência terá de ser publicada no “Diário Oficial da União”.
A Apex é vinculada à estrutura do Ministério das Relações Exteriores. Cabe à agência promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Ernesto Araújo não explicou o motivo da demissão, mas, segundo o jornal “O Globo”, o presidente da Apex só poderia permanecer no cargo se o estatuto da agência fosse alterado. Isso porque, informou o jornal, ele não é fluente em inglês nem tem experiência no setor público na área de comércio exterior.
Novo presidente
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Mario Vilalva é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e ingressou em 1976 na carreira diplomática.
Ainda segundo a pasta, Vilalva serviu nas embaixadas do Brasil em Washington (EUA), Pretória (África do Sul) e Roma (Itália), por exemplo, além de já ter sido embaixador do Brasil em Santiago (Chile) e em Lisboa (Portugal).