domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Ag. Brasil
Home / DESTAQUE / Governo sinaliza ao Congresso que enviará reforma administrativa até outubro
segunda-feira 24 de agosto de 2020 às 11:12h

Governo sinaliza ao Congresso que enviará reforma administrativa até outubro

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente Jair Bolsonaro e integrantes da equipe econômica sinalizaram, em conversas recentes com a cúpula do Congresso Nacional e lideranças de partidos do Centrão, que o governo enviará a reforma administrativa em até 60 dias, ou seja, até outubro. 

A indicação foi dada por Bolsonaro diretamente ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em café da manhã na quarta-feira (19), no Palácio da Alvorada. A aliados, o deputado disse ter ficado com a “impressão” de que a proposta deve ser enviada ainda em agosto.

A sinalização também foi dada por auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes, em conversas com deputados do Centrão e confirmada à CNN por outros ministros e pelo líder do governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

“Meu palpite é nesse prazo de 60 dias”, afirmou o emedebista à coluna. A ideia é que a proposta comece a tramitar pela Câmara, onde a votação dos vetos presidenciais na semana passada demonstrou haver uma resistência menor ao tema do que no Senado.

A interlocutores, Guedes tem ressaltado que a proposta do governo já está pronta desde novembro de 2019. A reforma aguardava apenas aval do presidente da República, que até então vinha resistindo a encampar o tema, por temer prejuízos políticos.

Segundo apurou a CNN, a proposta não deve mexer em direitos adquiridos dos servidores públicos, exigência de parte dos parlamentares e até do próprio Bolsonaro. Também há uma discussão sobre bonificação por meritocracia para os atuais servidores. 

Até então, o presidente e integrantes da equipe econômica vinham indicando que as mudanças nas regras de trabalho para servidores públicos deveriam ficar para 2021. Isso provocou o pedido de demissão do secretário de Desburocratização, Paulo Uebel.

O presidente da Câmara e outros integrantes do Legislativo, porém, cobraram insistentemente o envio da reforma administrativa ainda este ano. Para Maia, o ideal seria que a proposta fosse analisada no Congresso junto à reforma tributária, essa já em tramitação.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!