Na tarde desta última quinta-feira (13), o Governo do Estado divulgou as ações para o Carnaval na Bahia, que tem a abertura oficial em Salvador na próxima quarta-feira (19). Entre os artistas que farão a alegria, principalmente dos foliões-pipoca, nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra/Ondina), estão nomes como Bell Marques, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Saulo e Léo Santana, além das bandas Baiana System, Parangolé e Psirico. Ainda durante a folia baiana, a cantora Anitta fará o público swingar no ritmo do funk carioca.
Este ano irão homenagear os 70 anos da criação do trio elétrico e a festa não estará restrita aos dois principais palcos do Carnaval de Salvador. No Centro Histórico, a animação também estará garantida, com shows nas praças Quincas Berro D’Água, Tereza Batista e Pedro Achanjo, além do palco montado no Largo do Pelourinho. Por lá, uma das principais atrações será os Irmãos Macêdo, que farão uma homenagem as sete décadas do trio elétrico, criado pelo pai deles, Osmar Macêdo, em 1950.
“Estamos investindo esse valor no Carnaval para garantir segurança pública, saúde e evidentemente garantindo a alegria, com o patrocínio dos blocos, dos artistas em trios independentes. Vale lembrar que o Carnaval não acontece apenas em Salvador e no litoral, mas também no interior, em regiões como Lapão, Santa Maria da Vitória e Maragogipe. Acho que a tendência de mais atrações ao folião-pipoca é irreversível e acredito que assim que economia brasileira retomar e as empresas voltarem a produzir e a faturar mais, os patrocínios voltem com toda a força, o que já ocorria lá no início do Carnaval”, disse o governador Rui Costa, durante coletiva de imprensa.
Segurança
Como nos anos anteriores, o governo está investindo ainda em uma ampla estrutura de serviços, como na segurança. Neste caso, cerca de 27 mil policiais vão atuar em Salvador e no interior com o reforço da utilização do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). O sistema vai contar com 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24 horas por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP. No total, o investimento da secretaria é de R$ 45,5 milhões nessa estrutura.
Saúde
Durante os festejos, ações também estão previstas no combate ao racismo e ao trabalho infantil, assim como a saúde. Conforme a Sesab, serão investidos R$ 2 milhões em atos relativos ao segmento. Haverá reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior, instalação de três unidades de saúde nos circuitos de Salvador e Porto Seguro para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como a distribuição de preservativos. Além disso, serão realizadas campanhas educativas que visam a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a doação de sangue.