Os ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, se reuniram nesta última terça-feira (2) para debater a proposta de levar internet a Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em localidades remotas, como comunidades ribeirinhas.
A intenção é facilitar acesso a serviços públicos, como a inscrição no cadastro único (CadÚnico) para programas sociais e auxílios emergenciais.
“O acesso aos serviços públicos essenciais passa hoje pela internet. Por isso, quando levarmos conectividade para os Centros de Referência de Assistência Social mais distantes, vamos ampliar a oferta de atendimento para aquelas pessoas que mais precisam da atenção do Poder Público”, disse Juscelino.
A ideia é seguir o modelo das iniciativas do Ministério das Comunicações inseridas no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para conectar as 138 mil escolas públicas de ensino básico do Brasil e 12,6 mil unidades básicas de saúde com internet de qualidade até 2026.
Durante a reunião, foi definido que o primeiro passo será o mapeamento dos Centros de Referência de Assistência Social de difícil acesso, para que seja possível planejar o atendimento a eles.