O governo articula no Congresso a criação de uma nova diretoria na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e negocia o posto com o Republicanos. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já anunciou que o partido passará a ter um representante na Esplanada dos Ministérios nas próximas semanas.
A ampliação de três para quatro no número de diretorias da Codevasf foi incluída na medida provisória (MP) que trata do reajuste salarial dos servidores da União. A MP foi aprovada nesta quarta-feira em comissão mista do Congresso. O texto ainda terá que passar pelo plenário da Câmara e do Senado.
De acordo com a relatora, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a inclusão foi pedida pela liderança do governo. A parlamentar nega que a ampliação da estrutura da Codevasf seja um “jabuti”, termo usado quando temas alheios ao objeto central de um projeto ou MP são incluídos em seu texto.
— Atendi a um pedido do governo porque o assunto tem relação com a questão central da MP — afirmou a deputada.
Segundo Alice Portugal, a nova diretoria da Codevasf vai cuidar de sustentabilidade nas obras da companhia. O adendo feito não especifica o nome do novo posto de comando.
Integrantes do governo disseram que a nova diretoria está sendo negociada com o Republicanos, mas negaram que o martelo sobre a nomeação já tenha sido batido. Lideranças do partido também afirmaram que não há definição.
Padilha confirmou na semana passada que o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumirá um ministério no governo, assim como o deputado André Fufuca (PP-MA). Os espaços que serão abertos para comandar PP e Republicanos, duas siglas do Centrão, ainda estão sendo definidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Codevasf é comandada pelo engenheiro Marcelo Andrade Moreira Pinto, apadrinhado do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (União-BA), que está no cargo desde o primeiro ano do governo Jair Bolsonaro. Nos últimos anos, a companhia ampliou a sua área geográfica de atuação, foi uma das principais destinatárias de recursos do orçamento secreto e se tornou alvo de denúncias.