quarta-feira 3 de julho de 2024
Foto: Agência Senado
Home / DESTAQUE / Governo pode reduzir impostos e dar subsídios para universalizar banda larga, diz transição
segunda-feira 14 de novembro de 2022 às 14:19h

Governo pode reduzir impostos e dar subsídios para universalizar banda larga, diz transição

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O ex-deputado Jorge Bittar, integrante do núcleo de Comunicações da equipe de transição de governo, afirmou nesta segunda-feira (14) que o governo do presidente eleito Lula (PT) pode vir a reduzir impostos e conceder subsídios para universalizar a internet banda larga no país.

Bittar deu a declaração no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde trabalha a equipe de transição. Segundo o ex-deputado, a medida, se vier a se concretizar, levará em conta as regras e as limitações orçamentárias.

“Estamos entrando agora, mas o presidente Lula, durante toda a campanha, falou muito na necessidade de universalizar a banda larga no país. E universalizar significa oferecê-la a preços compatíveis com a renda das famílias”, declarou Bittar.

Questionado, então, se entre as medidas para a universalização estarão a concessão de subsídios e a redução de impostos, Bittar respondeu:

“Eventualmente, uma combinação de [redução de] impostos, [concessão de] subsídios públicos, mas tudo isso dentro das regras e das limitações orçamentárias.”

Segundo Bittar, o futuro governo pode vir a utilizar recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

Internet mais barata

Questionado se há algum preço “alvo” para que a internet fique mais barata no país, Bittar afirmou que isso ainda será discutido.

“No curto prazo, nós não temos [definição]. Isso só seria definido a partir de estudos que possam, de maneira consistente, avaliar o lado dos investimentos e o lado do nível de subsídio público, que é necessário para compatibilizar o preço destes serviços com a renda das famílias mais pobres”, declarou.

O ex-deputado federal manifestou preocupação, também, com a falta de acesso da população carente a serviços assistenciais e previdenciários em razão das filas vistas em vários municípios do país para atualização dos dados do Cadastro Único (necessário para ter acesso aos benefícios).

Veja também

Brasília pode perder título de Patrimônio da Humanidade; entenda

Após a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) pela Câmara …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!