O governo federal planeja realizar mais dois leilões de rodovias em 2023, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho. A licitação da BR-381, em Minas Gerais, já está marcada segundo Taís Hirata, do jornal Valor, para novembro, e ele afirmou de acordo com a jornalista que um lote da BR-040 também deverá ser licitado neste ano.
“Da BR-040, vão ter 3 blocos. Estamos definindo como fazer a subida da serra do Rio em Juiz de Fora [trecho Rio-Juiz de Fora, em Minas Gerais], tem o lote de Juiz de Fora-Belo Horizonte e o de Belo Horizonte a Cristalina, na divisa com o Distrito Federal. São três licitações, uma vai certamente acontecer neste ano, e a segunda será a primeira do ano que vem”, afirmou o ministro ao jornal.
Segundo ele, a expectativa para a BR-381 é de maior concorrência. Questionado sobre o baixo interesse pelo Lote 2 de rodovias do Paraná, que atraiu apenas uma proposta, Renan Filho disse que o motivo foi o volume alto de obras, na ordem de R$ 10,8 bilhões.
“Esse projeto tinha um capex [investimento em bens de capital] muito elevado, isso significa diminuição da quantidade de empresas com capacidade de investimento, principalmente no Brasil, que nos últimos anos assassinou as concessionárias com contratos desequilibrados”, disse.
Em seu discurso no evento, o ministro afirmou que não haverá adiamento de prazos dos leilões. “Vamos cumprir os prazos do edital. Nesse edital [do Lote 2] teve solicitações diversas de mais prazo. Vamos cumprir prazos, e convido a iniciativa privada a se adequar aos prazos. Se a gente postergar os projetos isso significa não atrair capital privado.”