O novo diretor-presidente da estatal Infra S.A, Jorge Bastos, afirmou nesta quarta-feira (1º) conforme Jéssica Sant’Ana, do g1, que o governo não tem “nenhum” interesse em entrar como parceiro do projeto de trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
A Infra S.A. é a estatal responsável por construir e administrar ferrovias públicas no país, entre outras funções.
No mês passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou que a empresa TAV Brasil construa e opere um projeto de trem de alta velocidade entre Rio-São Paulo. O objetivo seria o transporte de passageiros.
No entanto, a empresa ainda precisa buscar investidores para tirar o projeto do papel. O custo é estimado em R$ 50 bilhões.
Segundo Bastos, não há “nenhuma” chance de o governo entrar como um parceiro no projeto. “Essa autorização é totalmente privada, não tem nada a ver com o governo”, afirmou.
“Nós não temos interesse nenhum em participar desse projeto. Não é uma das nossas prioridades. É uma autorização totalmente privada e eles que vão tocar”, completou.
Governo Dilma
Em 2012, o governo Dilma Rousseff tentou tirar do papel um projeto bastante similar ao da TAV Brasil (relembre no vídeo acima).
A ideia era ter um trem de alta velocidade que transportasse passageiros entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Seria uma parceria entre o Estado e investidores nacionais e internacionais. Uma estatal chegou a ser criada – a EPL – com o objetivo de tentar colocar o projeto em pé.
Não houve interesse dos investidores, devido ao custo do projeto, ao risco de demanda e de engenharia.
A EPL acabou sendo fundida durante o fim do governo Bolsonaro com a Valec, a estatal responsável por construir ferrovias. As duas deram origem a Infra S.A.
Bastos avaliou que o projeto do trem-bala da TAV Brasil pode ser interessante pro país, mas desde que se prove economicamente viável e seja feito com recursos privados.