terça-feira 3 de setembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Governo Lula tenta mapear prejuízos de apagão cibernético aos consumidores brasileiros
sexta-feira 19 de julho de 2024 às 10:49h

Governo Lula tenta mapear prejuízos de apagão cibernético aos consumidores brasileiros

NOTÍCIAS


A Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça vai acionar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para tentar mapear potenciais prejuízos aos brasileiros provocado pelo apagão cibernético que afeta boa parte do planeta na manhã desta sexta-feira (19), com reflexos em aeroportos e sistemas bancários. A informação é do titular da secretaria, Wadih Damous.

Questionado pela equipe do blog, Damous, disse que buscará junto à Anac e a Febraban a identificação de eventuais danos aos consumidores no Brasil. O secretário também ressaltou que a sondagem não deve excluir outras iniciativas para apurar outros segmentos econômicos porventura prejudicados.

No Brasil, usuários de aplicativos de banco têm relatado problemas no acesso a contas no Bradesco, Next, Neon e Pan. Há relatos de atrasos em aeroportos no Brasil, como o de Viracopos, em São Paulo. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou em seu perfil no X no início da manhã que não havia impacto nas operações dos aeroportos brasileiros até aquele momento.

O problema estaria relacionado a uma falha na atualização da ferramenta Falcon, produto de segurança cibernética empresa americana CrowdStrike, que afetou os clientes do software – incluindo a Microsoft, responsável pelo sistema operacional Windows, usado em larga escala no mundo.

O sistema de computação em nuvem do Windows, o Azure, foi diretamente afetado pela falha, o que provocou as panes em aeroportos, bancos, sistemas ferroviários e também em redes de TV e bolsas de valores.

Nos Estados Unidos, voos de grandes companhias aéreas programados para a manhã desta sexta-feira foram suspensos. Há relatos de impactos em aeroportos na China, Índia, França, Espanha, Holanda e Singapura.

Aeroportos na Espanha, Holanda, Índia, China, Singapura e França também foram afetados pela falha informática global.

Veja também

Em nova programa eleitoral na TV, Geraldo Jr. garante reestruturar sistema de transporte de Salvador com mais ônibus

“Antes de ter a mudança no transporte eu ia para o final de linha, pegar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!