O governo Lula prepara um pacote de parcerias público-privadas (PPPs) para hidrovias no Brasil, ao longo de dois anos, num montante de aproximadamente R$ 4 bilhões. A ideia de acordo com reportagem de Augusto Tenório, do Estadão, é fazer cinco leilões nos próximos dois anos. A informação foi confirmada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), à coluna do Estadão. Silvio havia tratado do tema em reunião com parlamentares da frente de Portos e Aeroportos (FPPA) e com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI).
A pasta também deve lançar nos próximos meses o programa Navegue Simples, para desburocratizar o setor portuário brasileiro. O prazo para concessão de um Terminal de Uso Privado (TUP) dura cerca de três anos, segundo técnicos da pasta. A ideia do programa é reduzir para 6 a 8 meses.
O encontro com Silvio Costa serviu, ainda, para empossar dez conselheiros que discutirão a política pública de investimentos no Instituto Brasileiro de Infraestrutura. Participaram da reunião o vice-presidente Geraldo Alckmin e o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), que preside a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos.