O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 52% dos eleitores de Minas Gerais, mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira. No estado, somam 38% os que desaprovam a atual gestão à frente do Palácio do Planalto. E outros 10% não sabem ou não quiseram responder. As informações são da coluna Pulso.
O perfil do eleitor que mais aprova a administração petista coincide com aquele que votou em Lula nas eleições do ano passado: são, principalmente, mulheres (55%), eleitores jovens, de 18 a 34 anos (54%), pessoas com renda de até dois salários mínimos (55%) e que possuem até o Ensino Fundamental (55%).
Por outro lado, o presidente da República tem uma desaprovação alta entre o eleitorado que ganha acima de cinco salários mínimos (46% o desaprovam) e tem ensino superior completo ou incompleto (43%).
O levantamento mostra ainda que Lula conseguiu conquistar a confiança de 27% dos eleitores que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no ano passado, além de 43% de aprovação daqueles que não foram votar, votaram branco ou anularam. Veja os números:
No segundo turno da eleição presidencial, Lula teve uma vitória apertada em Minas: venceu com 50,9% dos votos, contra 49,1% de Bolsonaro, que teve o apoio de Zema.
Assim como na campanha eleitoral, em que havia o fenômeno do voto “LuZema”, há uma adesão dos eleitores de Lula ao governador do Novo. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, 46% dos que votaram no petista aprovam o governo Zema.
A pesquisa da Genial/Quaest foi realizada entre 14 e 16 de abril com eleitores acima de 18 anos e moradores de Minas Gerais. Foram entrevistadas 1.507 pessoas para o levantamento, cuja margem de erro é de 2,5 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.