O governador Jerônimo Rodrigues (PT) ainda tenta atrair o PP para a base. Segundo Matheus Simoni e Henrique Brinco, do portal BNews, o governo da Bahia ofereceu o controle da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) para o presidente estadual da sigla, o deputado federal Mário Negromonte Junior. O movimento foi feito via interlocutores dos dois polos.
Vale lembrar que Jerônimo gravou um vídeo em agradecimento ao presidente estadual da sigla, Mário Negromonte Júnior, logo após o resultado da eleição municipal de 2024. “Estamos juntos. A maturidade dessas eleições demonstrou no Brasil e na Bahia que essa parceria é importante, caminhando junto com o PP”, declarou o gestor.
O PP rompeu a aliança com o PT após o senador Jaques Wagner (PT) e o então governador Rui Costa (PT) não cumprirem o acordado com o então vice-governador e atual deputado federal João Leão (PP). O presidente Lula da Silva (PT), que era pré-candidato à presidência da República, estava presente ao acordo, que foi ‘selado’ em São Paulo, mas nunca foi cumprido por nenhum dos três petistas.
O parlamentar João Leão defende a permanência do partido na oposição até a eleição de 2026. A legenda é aliada de ACM Neto (União Brasil). Segundo fontes do #Acesse Política, o presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), também seria contra qualquer nova aliança com o PT.