O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu sumariamente neste domingo (6) a situação de emergência nas cidades de Angra dos Reis e Petrópolis, no Rio de Janeiro, afetadas por chuvas intensas.
A chuva que atinge Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, desde a noite de sexta-feira (4) fez centenas de pessoas precisarem sair de casa. Até a última atualização desta reportagem, mais de 300 pessoas estavam desalojadas.
As chuvas também atingem a região serrana do estado e causaram a interdição total de trecho da BR-116, a Rio-Teresópolis. Já na BR-040, no km 87, ocorreu a interdição parcial da pista no sentido Rio de Janeiro, e casas foram atingidas por queda de barreira e interditadas pela Defesa Civil em Petrópolis.
Segundo o ministério, a partir de agora as prefeituras já podem solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil como:
- compra de cestas básicas;
- água mineral;
- refeição para trabalhadores e voluntários;
- kits de limpeza de residência;
- higiene pessoal e dormitório, entre outros.
As portarias com o reconhecimento foram publicadas em edição extra do “Diário Oficial da União” e foram assinadas pelo secretário da Defesa Civil Nacional, Wolnei Wolff Rodrigues.
O secretário se deslocou para o Rio de Janeiro também neste domingo para coordenar presencialmente os trabalhos junto às defesas civis estadual e municipais.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil também afirma que tem atuado de forma preventiva e emergencial para minimizar os impactos e proteger a população das cidades fluminenses atingidas pelas fortes chuvas.