O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, está prestando apoio a todas as defesas civis/ou prefeituras do estado do Amapá, que foi atingido por fortes chuvas. Desde o momento do ocorrido, o ministro da Pasta, Waldez Góes, entrou em contato tanto como governador, Clécio Luís, quanto com os prefeitos dos municípios atingidos pelo desastre.
Além do ministro, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, também está à frente das tratativas.
Como solicitar recursos
A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, os repasses também podem ser usados no restabelecimento de serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura ou moradias destruídas ou danificadas por desastres.
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado.