O Ministério de Minas e Energia (MME), representado pelo secretário substituto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Renato Dutra, participou, nesta última terça-feira (28), da abertura do “Sustainable Energy transition in Brazil: Innovation, Opportunities and Risks”. O evento foi organizado pelo Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), como parte do grupo de Economia de Inovação Energética e Transição de Sistemas (EEIST).
A reunião teve como objetivo divulgar o relatório do EEIST que reúne informações para embasar a tomada de decisões na formulação de políticas públicas sobre a transição e a transformação energética. As pesquisas para a confecção do documento foram realizadas para reunir o entendimento de como acelerar a transição para uma economia mais sustentável, após três anos de trabalho sobre a inovação no setor de energia e impacto nas políticas ambientais, no comércio e de emissões.
A pauta se torna ainda mais importante para o Brasil, que sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em 2025.
“Esses estudos, elaborados pelas Universidades de Brasília, de Campinas e do Rio de Janeiro em parceria com o Governo Britânico, darão ainda mais respaldo técnico para as tomadas de decisão do MME e do Governo Federal para garantir a transição energética”, afirmou Dutra.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; a vice-chefe de Missão da Embaixada Britânica em Brasília, Melanie Hopkins e o professor de Energia e mudanças climáticas da University College London, Michael Grubb também participaram da abertura.