sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Governo Federal lança guia para Preparação de Investimentos Urbanos em prédios públicos municipais
domingo 26 de julho de 2020 às 15:06h

Governo Federal lança guia para Preparação de Investimentos Urbanos em prédios públicos municipais

NOTÍCIAS


Guia Prático para Preparação de Investimentos Urbanos – Eficiência Energética e Energia Solar Fotovoltaica em Prédios Públicos foi lançado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com o governo alemão. Destinado aos gestores municipais, a publicação e um ciclo de webinar sobre o assunto foram lançados na quinta-feira (23) com objetivo de ensinar com apresentar projetos e compartilhar experiência e conhecimento adquiridos com projetos reais.

A área de Planejamento Territoria e Habiação da Confederação Nacional de Municipíos (CNM) destaca que a urbanização oferece tanto desafios quanto oportunidades, uma vez que as cidades são propulsoras do desenvolvimento econômico. O crescimento das cidades, especialmente em economias emergentes, exige maiores investimentos em projetos de infraestrutura sustentável, ações de eficiência energética de habitação e prédios públicos, em andamento no Brasil, pelos Ministérios do Desenvolvimento Regional e de Minas e Energia (MDR e MME).

Nesse sentido, a publicação apresenta os principais aspectos que devem ser considerados na elaboração de projetos financiáveis de Eficiência Energética (EE) e Energia Solar Fotovoltaica, dando ênfase a escolas e hospitais, a fim de promover investimentos sustentáveis no Brasil. O grupo alvo do guia são prédios municipais, mas podem ser encontradas informações úteis também para a implementação de medidas nas esferas estadual e federal.

Passo a passo

O guia apresenta ainda passo a passo da preparação de projetos, desde o pré-diagnóstico até a fase de monitoramento das medidas aplicadas. Também esclarece os conceitos fundamentais para o desenvolvimento de projetos no poder público municipal e como apresentar um projeto financiável; ensina os gestores a terem acesso às principais referências para maior aprofundamento nos temas; e mostra estudos de caso detalhados, projetos já elaborados e/ou implementados em Municípios.

De acordo com o MME, o consumo de energia nas edificações brasileiras representou 15,3% do consumo total de energia e 52% do consumo de eletricidade em 2019 (EPE, 2020), sendo que, deste total, o setor público foi responsável por 16%. A busca por eficiência energética e sustentabilidade nos prédios públicos tem, assim, um papel fundamental como política pública, tanto como efeito demonstrativo quanto como indutor do mercado.

Parceria

A iniciativa é resultado da parceria do governo, por meio do Projeto Financing Energy for Low-Carbon Investment – Cities Advisory Facility (Felicity). A tradução do nome do projeto é Financiamento de energia para investimentos em baixo carbono – Centro Consultivo para Cidades. Os webinars são estruturados para preparação de projetos de infraestrutura urbana sustentável, com foco na esfera governamental, e os debates ocorrerão ao longo de mais três quintas-feiras, dias 30 de julho, 6 e 13 de agosto.

Promovidos pela plataforma Microsoft Teams, os encontros também mostrarão qual a perspectiva de gestão e governança de Municípios na preparação de investimentos; avaliação econômico-financeira, procedimentos licitatórios para projetos e mitigação de riscos; e estudos de caso sobre EE e GD em edifícios públicos, como escolas e hospitais. O programa Felicity é financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) e implementado pela GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI) tendo o MME como parceiro de implantação no Brasil. Saiba mais aqui!

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!