quarta-feira 8 de janeiro de 2025
Foto: Assessoria
Home / POLÍTICA / ‘Governo federal incentiva garimpo em terras indígenas’, diz senador
segunda-feira 29 de julho de 2019 às 10:48h

‘Governo federal incentiva garimpo em terras indígenas’, diz senador

POLÍTICA


O senador pelo Amapá Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse em entrevista à BBC News Brasil que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) incentiva invasões de terras indígenas para a exploração de minério, como no caso no oeste de seu Estado denunciado por lideranças do povo wajãpi, envolvendo a morte do chefe de uma aldeia e que está sendo investigado pela Polícia Federal e pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Em nota divulgada neste domingo (28) de julho, o Conselho das Aldeias Wajãpi disse que um grupo de invasores armados entrou na sexta-feira na aldeia Yvytotõ, ocupou uma casa e ameaçou os moradores, que fugiram no dia seguinte do local. No sábado, moradores de outra aldeia, a Karapijuty, teriam avistado um possível invasor nos arredores. Os dois locais ficam próximos da aldeia Waseity, onde o chefe Emyra Waiãpi foi morto na segunda-feira. De acordo com a nota do conselho wajãpi, não houve testemunhas, mas parentes examinaram o local e “encontraram rastros e outros sinais de que a morte teria sido causada por pessoas não indígenas”. De acordo com a Folha de São Paulo.

A Funai não confirma a invasão até o momento. O órgão pediu no sábado à PF para ir à região com seus funcionários. A equipe chegou apenas neste domingo por se tratar de um local de difícil acesso. Uma vez lá, foi aberto inquérito para apurar a morte do líder wajãpi. À BBC News Brasil, a assessoria de imprensa do órgão disse que aguarda o relatório da PF para divulgar novas informações. A reportagem não conseguiu contato com a PF neste domingo.

Veja também

João Leão rebate Jerônimo: “Espero que entregue a Bahia em 2026 como Carroça entregou Rio Real”

O deputado federal João Leão (PP) saiu em defesa do ex-prefeito Carroça, de Rio Real, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!