O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional assinaram, na última segunda-feira (28), um acordo de cooperação técnica para a implementação de ações em desenvolvimento urbano e regional e o fortalecimento de cadeias produtivas e das Rotas de Integração Nacional.
A ação integra o projeto Cidade Empreendedora, do Sebrae. O objetivo é unir ações para estimular o desenvolvimento econômico, urbano e regional por meio da melhoria do ambiente de negócios e implementação de políticas públicas com foco em sustentabilidade e inovação.
No Rio Grande do Norte, onde será iniciado o projeto-piloto, o trabalho será feito com os setores de moda, cordeiro, mel e queijo. “Serão 58 municípios contemplados e mais de 3 mil produtores beneficiados. Além de apoiar os produtores, esse projeto também visa ao desenvolvimento dos municípios, com o aumento da demanda por turismo, por exemplo”, afirmou o superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto.
Rotas de Integração Nacional
As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
As rotas promovem a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva e o desenvolvimento regional.
No momento, o MDR apoia as rotas do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, do Peixe e da Tecnologia da Informação e Comunicação.