O Plano de Ação para o apoio à cultura durante a pandemia, da Prefeitura de Madre de Deus, foi aprovado pelo Fundo da Cultura, vinculado ao Ministério do Turismo.
Com esta aprovação dos projetos enviados pela Prefeitura de Madre de Deus, programas culturais da cidade terão acesso aos benefícios aprovados pela Lei federal 14017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. Através dessa legislação, a União entrega para estados, Distrito Federal e municípios R$ 3 bilhões para aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor cultural.
Caberá ao município de Madre de Deus R$ 174 mil, para aplicação no Edital de Cultural e na Balada Cultural. Através do Edital de Cultural, 20 projetos serão beneficiados. E também será contemplada com a verba a quinta edição da Balada Cultural, um evento que terá que ser adaptado à pandemia da Covid-19 e contará com grupos de dança e ações de culinária; artesanato; literatura; música; apresentação de DJs etc.
“É uma grande vitória para a cultura da nossa cidade. Apresentamos nossos projetos para o setor e seremos contemplados com esse apoio emergencial de verbas do Governo Federal. Esse setor é um dos mais afetados pela pandemia do Novo Coronavírus e a Prefeitura está fazendo a sua parte ao aproveitar parcerias com outros entes federativos para o fomento aos grupos culturais da nossa cidade”, comemorou Lucinha Nunes, secretária municipal de Cultura da cidade.
A previsão é que os recursos sejam viabilizados ainda em setembro.