quinta-feira 20 de fevereiro de 2025
Foto: Jefferso Peixoto/ PMS
Home / CARNAVAL / Governo estadual e prefeitura realizam simulado de atendimento com múltiplas vítimas no ‘Carnaval de Salvador’
segunda-feira 17 de fevereiro de 2025 às 18:11h

Governo estadual e prefeitura realizam simulado de atendimento com múltiplas vítimas no ‘Carnaval de Salvador’

CARNAVAL, NOTÍCIAS


Um trio elétrico colidindo contra um poste vai chamar a atenção de quem passar pelo Farol da Barra na quarta-feira (19), às 11h40. Trata-se do simulado preparatório para atendimento às ocorrências de urgência e emergência envolvendo múltiplas vítimas nos circuitos do Carnaval de Salvador, e acontece em uma parceria entre Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), através da Coordenação do Samu 192, e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

A atividade objetiva aprimorar as competências e habilidades profissionais, fortalecer a comunicação e a capacidade de resposta, além de promover a integração entre os serviços de saúde e os demais órgãos envolvidos na realização da folia. “Simular uma mega ocorrência como essa nos ajuda ter um parâmetro das melhores decisões a serem tomadas em situações críticas, além de preparar os profissionais para atuar nesses momentos”, destaca o coordenador médico do Samu, Ivan Paiva.

A ocorrência simulada vai envolver um trio elétrico sem freio que ao colidir em um poste faz cerca de 40 vítimas, necessitando da atuação de diversos órgãos, sendo eles o próprio Samu, Sesab, Defesa Civil de Salvador (Codesal), Superintendência de Trânsito (Transalvador), Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Polícia Civil, Polícia Técnica, Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), Grupamento Aéreo (Graer) e Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa), entre outros.

Além do atendimento simulado ainda no circuito do carnaval, também será testado o tempo-resposta para deslocamento das vítimas para a rede hospitalar de retaguarda, que neste caso terá como referência o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE), inaugurado em 2016.

Veja também

Escândalo do criptogate fica cada vez mais grave na argentina

Louco, exagerado, perigoso, defensor de ideias ultralibertárias jamais postas em prática no âmbito de um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!