sexta-feira 22 de novembro de 2024
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Home / DESTAQUE / Governo enviará ao Congresso projeto para taxar fundos de super-ricos, diz Haddad
quinta-feira 20 de julho de 2023 às 08:03h

Governo enviará ao Congresso projeto para taxar fundos de super-ricos, diz Haddad

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta última quarta-feira (19) que o governo pretende encaminhar um projeto de lei para tributar os fundos exclusivos de investimento voltados à alta renda, conhecidos como “super-ricos”. Essa medida faz parte da segunda fase da reforma tributária, que tem como foco o imposto de renda (IR), mas o ministro ressaltou que nenhuma dessas propostas se refere à pessoa física.

“Tem um conjunto de medidas que vão junto com o Orçamento e que não passam pelo Imposto de Renda de Pessoa Física”, afirmou o ministro.

“Acabei de vir da casa do presidente Lira para definir a pauta do segundo semestre. Temos um conjunto de medidas que vão com o Orçamento e que não passam pelo Imposto de Renda de Pessoa Física”, disse o ministro logo após o encontro.

A proposta em análise pelo governo sugere que a cobrança de Imposto de Renda sobre esses fundos seja realizada de forma periódica, utilizando o mecanismo do come-cotas. A ideia é que essa tributação periódica seja aplicada especificamente aos fundos exclusivos de investimento destinados aos investidores de alta renda.

Haddad confirmou o envio dessa medida em uma rápida entrevista concedida a jornalistas após uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir a pauta do segundo semestre. O objetivo é incluir a proposta no pacote de reformas tributárias para enfrentar questões relacionadas à alta concentração de renda e promover uma maior justiça fiscal no país.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!