A Presidência da República enviou dois despachos ao Senado Federal indicando os nomes de Gabriel Galípolo e Ailton Aquino dos Santos para cargos de diretoria no Banco Central do Brasil (BC). A informação consta na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (16).
Galípolo é o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda e considerado “braço direito” do ministro Fernando Haddad. Ele foi indicado para assumir o cargo de diretor de política monetária do (BC).
Já Ailton Aquino dos Santos foi indicado para o cargo de diretor de fiscalização do BC. Ele já é servidor da instituição.
As indicações já haviam sido anunciadas por Haddad no início do mês. À época, o ministro informou que os nomes seguem no caminho de “entrosamento das políticas fiscal e monetária”.
“O fato é que estamos nos reunindo, Fazenda e Banco Central, e entendo que esse movimento vai fortalecer ainda mais a aproximação nessa direção, de buscar uma convergência plena da política econômica e oferecer para o país as condições de crescer com inflação baixa”, disse.
Tanto os nomes de Santos quanto de Galípolo passarão por sabatinas no Senado. O governo acredita que as indicações não devem enfrentar resistência por parte dos senadores.