O governo federal, por meio do Ministério da Justiça e em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), lançará nesta terça-feira a Aliança Nacional de Combate a Fraudes Bancárias Digitais, no Palácio da Justiça, em Brasília.
Resultado de um acordo de cooperação técnica entre as entidades firmado em agosto de 2024, a iniciativa visa unir os esforços do governo e das instituições e empresas dos setores financeiro, de telecomunicações, do varejo, de marketplaces, de redes sociais e de outros segmentos para a prevenção e o combate a fraudes, golpes e crimes cibernéticos.
A partir da criação do grupo, será formado um comitê gestor, além de grupos temáticos, que se reunirão em fóruns bimestrais para acompanhar a evolução das metas propostas.
Os grupos deverão desenvolver boas práticas de prevenção, detecção e resposta a este gênero de crimes, além de campanhas temáticas. As medidas terão foco, por exemplo, na verificação de identidade para a abertura de contas por meio eletrônico, no compartilhamento e tratamento de dados e informações, e na definição de critérios e protocolos para o compartilhamento de dados para viabilizar o combate às fraudes bancárias d
A cerimônia que marca a criação da Aliança está agendada para às 16h e contará com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do presidente da Febraban, Isaac Sidney.