O Japão emitiu na noite da última segunda-feira (21) alerta de fornecimento de energia pela 1ª vez em sua história. O país enfrenta escassez energética depois que o terremoto da última semana fechou diversas usinas. A situação foi agravada por problemas técnicos na Tokyo Electric Power, empresa fornecedora de energia.
O secretário-geral do governo japonês, Hirokazu Matsuno, pediu a cooperação dos japoneses para “economizar eletricidade o máximo possível”. Nesta quarta-feira (22), ele disse ser improvável que o pedido se estenda para outros dias, dado o aumento das temperaturas e do fornecimento de energia solar.
O alerta foi emitido para Tóquio e 8 províncias: Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba, Kanagawa, Yamanashi e Shizuoka.
Um terremoto atingiu o nordeste do Japão na última quarta-feira (16), destruindo equipamentos e forçando o fechamento de 6 usinas termelétricas. Segundo o ministro da Indústria, Koichi Hagiuda, algumas dessas usinas podem ficar fechadas por semanas ou meses.
A Tokyo Electric Power informou que problemas técnicos causaram queda de energia em residências de três províncias na região de Tóquio nesta terça-feira. Segundo a empresa, podem ocorrer apagões durante a noite.